sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comportamento Moral II



Virtudes



 
Em todas as culturas há a necessidade de pensar e julgar características humanas comumente conhecidas como virtudes e elas estão presentes tanto em adultos como em crianças. Virtude é a qualidade própria para que se produzam certos efeitos, características e propriedades. Por exemplo, a virtude da faca é cortar, do remédio é tratar e do homem é agir humanamente. Virtudes apontam para qualidades apreciadas, admiradas e almejadas. O filósofo Aristóteles já dizia que virtude é uma disposição para fazer o bem, mais ainda é o próprio bem. As virtudes têm relevância humana por referir-se a valores desejáveis, mas também adentram no universo moral.



As virtudes não necessitam de explicações, por exemplo, devemos ser bons porque bondade é um valor, honestos porque honestidade é um valor e assim por diante com outras virtudes como a solidariedade, tolerância, piedade que têm um caráter natural, universal e obrigatório em nossa existência.
As principais virtudes são: polidez, fidelidade, prudência, temperança, coragem, justiça, generosidade, compaixão, misericórdia, gratidão, humildade, simplicidade, tolerância, pureza, doçura, boa-fé, humor e amor. As virtudes podem ser ensinadas principalmente através de modelos de identificação adequados como exemplos, histórias como fábulas (narrativas cujo término há sempre a moral da história).

Sugestões de livros para crianças: “A cigarra e a formiga”, “O leão e o camundongo”, O pastor brincalhão”, “A lebre e a tartaruga”, “A raposa e as uvas”, “Os músicos de Bremen”, “O pássaro dourado”.

Matéria originalmente publicada no Jornal Atos e Fotos em setembro de 2010.