terça-feira, 10 de janeiro de 2012

* * * * A Família


A família é um núcleo de convivência  unida por laços afetivos. Pode ser considerada um alicerce das relações interpessoais. A família deveria ser a maior fonte de proteção, segurança, afeto, bem-estar e apoio para uma criança, pois é o primeiro ambiente pela qual ela participa ativamente. Se este ambiente for saudável e a comunicação ocorrer de uma forma funcional e adequada , a influência da família será positiva. Mas o modelo de família mudou...  até  a década de 60, existia um modelo de família onde os papéis eram claros e bem definidos. À partir da revolução sexual surgem novas práticas e alguns fenômenos que vem influenciar  a família de modo direto ou indireto, como por exemplo o uso da pílula e de outros métodos contraceptivos, a legalização do aborto em alguns países, a normalização do homossexualismo, a redução do número de filhos, o divórcio. Sendo assim, surgem as mais variadas configurações familiares.
 Mas se não há tanto  relacionamento com a família, é possível buscar refúgio com seus pares, neste caso idoso com outros idoso, “os amigos”.  Pois amigos são escolhidos e assim se tornam mais eficazes no atendimento das necessidades afetivas, há mais qualidade, pois na amizade existe expressões de amor, companheirismo e afeição.
É muito importante sempre a busca de relacionamentos, seja da família ou de grupos de amigos, e para que tenha problemas familiares, busque resolvê-los, coloque  o amor e o perdão e jamais veja o outro membro da família como seu inimigo...tente viver a vida de modo aproveitar cada instante e cada companhia.
 Síntese da matéria exibida no PROGRAMA ATITUDE NISSEI no dia 15 de maio de 2011, na RIC TV.