O samba diz: “deixa a vida me levar, vida leva eu...” Quem desconhece seu destino fica à mercê da vontade de outros. Não reconhece suas vitórias e conquistas, não sai de onde está. Mas você pode ser tudo aquilo que ele deseja ser, basta direcionar a sua energia na busca de seus objetivos. Para isto precisa adquirir ou conhecer seus objetivos de vida e montar um Projeto de Vida. 
     Projeto de vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos, desta forma conseguiremos pensar no futuro, fazer escolhas e, assim, construir o futuro. Além disso, precisamos ter muita clareza de quais são os nossos valores pessoais, pois são eles que direcionam a nossa vida. Estudiosos dividem um Projeto de Vida em oito áreas, chamadas de saúde:
Saúde Física: está relacionado com seu organismo, ou seja o que você faz para manter seu corpo saudável.
Saúde Espiritual: está relacionado com seu auto-desenvolvimento como Ser. O que você faz para manter sua paz de espírito, seu amor por você, pela vida, por Deus. 
Saúde Intelectual: está relacionado ao seu aprendizado: o que tem lido ou estudado. Tem participado de cursos? 
Saúde familiar: São os relacionamentos familiares. Algo impede que você tenha relacionamentos amorosos e harmoniosos com todos os seus familiares? 
Saúde Social: está relacionado com a sociedade como um todo. O que você tem feito para viver numa sociedade mais justa? 
Saúde Financeira: está relacionado com suas finanças: tem uma planilha de gastos e lucros? Tem planejado como vais poupar dinheiro para o futuro? 
Saúde Profissional: está relacionado com sua carreira. Você está na profissão que deseja? Pretende mudar de profissão? Pretende crescer na profissão que está?
Saúde Ecológica: está relacionado com a natureza e com o planeta Terra. O que tem feito para viver em harmonia com a natureza? Tem desperdiçado água? Qual o destino que dá ao seu lixo? 
     Para montar um Projeto de Vida, podemos escolher metas que poderão ser conquistadas ao longo da vida e também metas para o ano presente. Eu particularmente não adoto o modelo com oito áreas, mas reduzo para àquelas que fazem mais sentido na minha vida, como por exemplo: área famíliar, área das finanças, área da saúde, área espiritual , área profissional. Não importa o modelo adotado, o importante é ter bem claro onde se deseja chegar, o resto é perseverar, é levantar todas as manhãs com a certeza que temos um bom motivo para continuar...  aproveitando que estamos no início do ano que tal você estabelecer suas metas para 2012 e para toda a sua vida?
“De tudo, ficaram três coisas: A
certeza de que estamos sempre
começando, a certeza de que é preciso
continuar, a certeza de que seremos
interrompidos antes de terminar.
Portanto, devemos fazer da
interrupção um caminho novo, da
queda um passo de dança, do medo
uma escada, do sonho uma ponte, da
procura um encontro.”
(Fernando Pessoa).


