A relação pais-filhos e as práticas educativas dos pais  tem grande influência de como a criança ou adolescente vai se comportar frente aos desafios da vida em comunidade. O diálogo com os filhos é muito importante pois dá, instrumentos, repertório para o desenvolvimento de habilidades sociais.
Mas o que são habilidades sociais? O termo Habilidade Social geralmente é usado para designar um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas que envolvem interações sociais abrangendo relações interpessoais, incluindo a assertividade (expressão apropriada de sentimentos negativos e defesa dos próprios direitos) e as habilidades de comunicação, de resolução de problemas interpessoais, de cooperação e de desempenhos interpessoais nas atividades profissionais. Estas habilidades auxiliam os pais a transmitir padrões, valores e normas de comportamento da cultura para os filhos. 
1) desempenho interpessoal está relacionado com suas auto-regras; 
2) a forma de compreensão dos próprios papéis e os do outro interferem na manutenção de relações positivas entre pais e filhos; 
3) a assertividade pode ser necessária para a manutenção de diálogos entre pais e filhos e resolução de problemas de forma positiva e efetiva; 
4) assegurar a aprendizagem social pode melhorar as relações entre os membros da família; 
5) a leitura do ambiente social (a escolha do melhor momento para a expressão, em geral quando o outro estiver disponível para ouvir) favorece a percepção adequada do mesmo e pode ser aprendida ;
6) a expressão de sentimentos positivos auxilia na formação de auto-conceito satisfatório da criança.
Para os pais promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam comportarem-se de forma socialmente adequada, isto é, sendo socialmente habilidosos ao invés de agressivos e/ou não assertivos, a fim de promover a competência social daqueles.
A criança ou adolescente socialmente habilidoso é capaz: iniciar e manter de conversações; falar em grupo; expressar amor, afeto e agrado; defender os próprios direitos; solicitar favores; recusar pedidos; fazer e aceitar cumprimentos; expressar as próprias opiniões, mesmo os desacordos; expressar justificadamente quando se sentir molestado, enfadado, desagradado; saber se desculpar ou admitir falta de conhecimento; pedir mudança de comportamento do outro e saber enfrentar as críticas recebidas. As situações em que estas respostas podem ocorrer são muitas e variadas, como, por exemplo, ambientes familiares, ambientes escolares, de consumo, de lazer, de transporte público, etc.  
 Mas se você é pai ou mãe e percebe dificuldade em si, como casal, ou em seus filhos sobre estas habilidades, procure orientação profissional.
