quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Abuso Físico

                                                     


Todos concordam que a criação adequada do filho deve ser baseada na disciplina, nas recompensas, nas punições. No entanto, a punição da criança por maus comportamentos pode tomar várias formas, inclusive graves. A agressão física tem maior probabilidade de se desenvolver nas famílias cujos pais são de baixa idade, imaturos, e com fatores de risco familiar. Também pode aparecer em casos de privação econômica, de discórdia familiar, do divórcio dos pais, do baixo nível de educação dos genitores de história de abuso de álcool e drogas. Além desses é muito comum acontecer, em famílias cujo pai ou mãe também foi abusado quando criança, ou seja, é a transmissão da violência entre diversas gerações de uma mesma família.
Se não for acompanhada de palavrões e de raiva uma palmada na mão ou no bumbum não poderia causar conseqüência negativa, teria o propósito de corrigir e não de machucar. É cultural, pois está presente em diversas culturas do mundo todo. Mas o limite entre a punição disciplinar e o abuso é muito frágil.
Já o abuso físico são atos de agressão praticados pelos pais e cuidadores como socar, chutar, morder, queimar, machucar a criança, provocando o espancamento que pode ou não deixar marcas visíveis e evidentes. Tais agressões podem provocar fraturas, hematomas, queimaduras, esganaduras, hemorragias internas ou mesmo causar a morte. Normalmente é acompanhado pela raiva e por xingamentos.
Crianças abusadas fisicamente podem tornar-se medrosas, apáticas, desinteressadas e agressivas.
Além do abuso físico, existe também o abuso psicológico e abuso sexual, acompanhe a próxima postagem.
Em caso de dúvidas procure orientações, mande perguntas para o e-mail valeriasouza02@yahoo.com.br
que terei a maior alegria em responder.
Um abraço a todos...

Um comentário:

  1. é triste ver essas coisas. Mas elas insistem em existir.

    Tão pior quanto o abuso físico é o desamparo que muitas crianças das classes mais abastadas passam devido o sucesso de seus pais. Muitas delas acabam com os mesmos sintomas que estes descritos.

    Fico sempre com a sensação (um pouco de M.Klein aqui... rsrs) de que muito mais importa os sentimentos despertados por uma situação do que a situação real.

    Tem um caso assustador de desamparo que uma menina de cerca de 10 anos foi violentada e depois de alguns anos foi levada ao psicólogo pois agia normalmente e sua mãe estava atormentada com isso tudo.

    Resumindo, a menina teve condições de dar um sentido ao sofrimento dela, já a mãe não.

    Abraços

    ResponderExcluir